Planeta Àgua

quinta-feira, 23 de outubro de 2008







Há 4,5 bilhões de anos, o Planeta terra era uma grande bola de fogo cheia de vulcões em erupção.Com o magma, esses vulcões lançaram vários tipos de gases no ambiente.Entre eles, o oxigênio (o2) e o hidrogênio (H), que se combinaram, originando vapor D’água.A pressão e as temperaturas eram altíssimas. No inicio, havia só vapor.
Com o passar do tempo, a temperatura ambiente foi baixando e o vapor começou a se condensar, formando nuvens.E começaram as chuvas sobre nosso planeta.
Passaram-se mais alguns milênios, aTerra esfriou mais e passou a reter parte da água. Formaram-se os oceanos, mares e rios, que recobrem três quartos da superfície terrestre.

cada uso tem seus impactos















° Uso doméstico

O maior problema é o desperdício. Para chegar ás casas das pessoas como potável,a água foi:
° Tirada de um manancial (ou fonte de água),passou por uma estação de tratamento (procedimento complexo e caro,mas essencial para pública,que inclui a filtração e aplicação de produtos químicos);
°Distribuída
o desperdício pode ocorrer desde o sistema de captação e distribuição até o uso em casa Às vezes apela-se para poço artesianos.São umas soluções adequadas apenas em acasos de grande necessidade, para uso nobre e cuidadoso, para não esgotar águas subterrâneas.






°uso industrial


Há normas técnicas e legais que devem ser seguidas para construí-losuso industrialindustrias usam água para lavagem,aquecimento ou resfriamento de sistemas,ou no próprio produto fabricado.Os principais impactos são na captação excessiva,por diminuir o volume dos cursos D´água,e no lançamentos dos efluentes,sobretudo se não forem tratados antes de ser for jogados nos riosQuando contêm substancias tóxicas,é ainda pior.se for água usada para resfriar equipamentos,ainda quente,causa poluição térmica que,entre outros danos pode causar a morte de seres aquáticos como a variação brusca de temperatura.
texto adptado do caderno Mudanças Ambientais Globais Pensar+Agir na escola e na comunidade
texto adptado por Rauã Luan

1 comentários:

Anônimo 20 de março de 2009 às 06:01  

então é muito interessante esses textos
mais esse blog poderia ter alguma coisa de divertido

sem querer ofender

mais esse blog não está com nada,

sinto muito

GRATA

Portal Saiba Já - Meio Ambiente

Ministerio do Meio Ambiente